Associações brasileiras de óleo vegetal, baterias e filtros automotivos
assinaram na quinta-feira (20) um termo de compromisso com o governo do estado
de São Paulo em que se responsabilizam pela coleta de resíduos de seus produtos
nos municípios paulistas.
De acordo com o secretário do Meio Ambiente do estado, Bruno Covas, a
ação demonstra o amadurecimento do setor produtivo, que entendeu a importância
de se investir no destino final dos resíduos sólidos. “A gente tinha uma cadeia
produtiva linear. O produto era criado, consumido e jogado fora. A gente está,
aos poucos, introduzindo uma cadeia produtiva circular. Esse produto, depois de
ser utilizado, é reaproveitado e com apoio e financiamento da própria
indústria”, declarou.
O termo foi assinado também pela Companhia de Tecnologia de Saneamento
Ambiental (Cetesb), Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais
(Abiove), Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) e a
Associação de Empresas de Filtros e seus Sistemas Automotivos e Industriais
(Abrafiltros).
No caso da Abiove, que representa empresas responsáveis pelo
processamento e fabricação do óleo de cozinha, haverá ampliação do número de
pontos de coleta já existentes, passando dos atuais 800 locais de recolhimento
para cerca de 1.000 em todo o estado. Segundo Bernardo Machado Pires, diretor
de Sustentabilidade da Abiove, a ideia é aumentar para 900 pontos, em um prazo
de dois a três anos, e chegar a 1.000 em, no máximo, quatro anos.
Bernardo destacou também a criação do site www.oleosustentavel.org.br
para orientar os consumidores sobre os pontos de entrega mais próximos. “Toda
indústria que fabrica produtos que tenham impacto ambiental têm a
responsabilidade, compartilhada com os governos, de ajudar a trazer de volta
esses resíduos”, disse.
Após a coleta do óleo, organizações não governamentais (ONGs)
cadastradas se encarregam do reaproveitamento do material. “O óleo é muito
usado para biodiesel, tintas, vernizes e sabão. Tem muitas comunidades que usam
esse óleo e até têm um bom retorno econômico. Uma boa alternativa de trabalho e
renda para as comunidades mais pobres”, disse Bernardo.
Já a coleta dos filtros automotivos usados, feita pela Abrafiltros, teve
início em julho deste ano, como forma de teste, em um grupo de cerca de dez
municípios do estado. Segundo João Moura, presidente da associação, o
recolhimento tem sido feito nos postos de combustíveis, de onde os filtros são
enviados para usinas de processamento. “Lá, sofrem uma lavagem inicial e depois
são triturados. A chapa é separada do resíduo do meio filtrante, que são
papéis, cola, borracha e plástico que determinados filtros usam. Depois, são
compactados e a chapa é enviada para a usina e os resíduos de papel, borracha,
plásticos seguem como componente energético em cimenteiras”, disse.
Ao contrário do óleo, que tem custo baixo para reciclagem, os filtros
exigem maior investimento das empresas fabricantes. “Para o nosso setor é um
custo muito representativo, porque o filtro é um dos poucos que você não pode
reaproveitar. O único benefício é para o meio ambiente”, declarou Moura.
André Luis Saraiva, diretor de Responsabilidade Socioambiental da
Abinee, informou que, no setor de baterias automotivas, a logística reversa já
é uma realidade. “Hoje, esse segmento recicla 98% do volume comercializado”,
disse. Segundo Saraiva, sempre que um consumidor vai a uma autoelétrica trocar
a bateria do carro, ele entrega o produto antigo ao revendedor que o repassa
para a destinação correta.
A importância da assinatura do acordo desta quinta-feira, de acordo com
o diretor da Abinee, está na fiscalização do cumprimento da lei. “A Cetesb pode
ampliar a sua margem de ver quem não está cumprindo o acordo. As empresas que
não estiverem cumprindo sofrerão as sanções que a lei prevê”, disse.
De acordo com o secretário do Meio Ambiente, os próximos setores a
adotarem o sistema de logística reversa são o de lâmpadas fluorescentes e de
embalagens de alimentos e bebidas. “Vamos chegar em um futuro, espero não muito
longe, em que as indústrias que não tiverem o seu plano de logística reversa
não vão poder comercializar no estado de São Paulo”, disse.
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