Os desafios da sustentabilidade e das mudanças dos padrões de consumo
foram os temas do debate que ocorreu nesta quinta-feira (29) durante o I
Simpósio Brasileiro de Políticas Públicas para Comércio e Serviços (SIMBRACS),
em Brasília. O painel discutiu o Plano de Ação para Produção e Consumo
Sustentáveis e foi conduzido pela gerente do Departamento de Consumo
Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Ana Maria Neto, com a participação
de representantes da empresas Basf e Unilever, da Associação Brasileira de
Supermercados (Abras) e do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio
Exterior.
Durante o encontro, os debatedores falaram sobre suas experiências e
parcerias com o ministério para a construção de políticas públicas capazes de
mudar hábitos e padrões de produção e consumo. “Quando lançamos o plano, em
2011, pensamos em metas e estratégicas para os próximos cinco anos e nossa
ideia é dobrar o número de consumidores conscientes até 2014”, disse Ana Maria
Neto. Pesquisa recente divulgada durante a Conferência das Nações Unidas sobre
Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) apontou que apenas 5% dos brasileiros se
preocupam, de fato, com o assunto no dia-a-dia.
A gerente ressaltou ainda que 99% das empresas no Brasil são de pequeno
ou médio porte e, por isso, são fundamentais para os desafios da
sustentabilidade. “Nós não conseguimos mudar padrões olhando apenas para a
sociedade. Empresas e entidades também precisam se engajar”, complementou Ana
Maria Neto.
Impactos - A cartilha “Construção Eficiente”, elaborada pelo MMA em parceria com
a Basf, foi destaque no painel. A publicação traz dicas e orientações simples,
que estão ao alcance do consumidor no momento de planejar a obra. A proposta é
ajudar as pessoas a entender melhor como é possível economizar recursos, evitar
desperdício, aperfeiçoar tempo e minimizar impactos ao meio ambiente na hora da
execução. Com uma tiragem de 300 mil exemplares, o documento será distribuído
em todo o Brasil.
A Unilever ressaltou que o Plano de Ação para Produção e Consumo
Sustentáveis foi importante para a elaboração das políticas da empresa com foco
na sustentabilidade. O grupo foi, inclusive, um dos colaboradores da pesquisa
“O que o brasileiro pensa do meio ambiente e do consumo sustentável”, que
mostrou que a população já percebe que há uma descentralização da
responsabilidade em relação ao meio ambiente.
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