sábado, 7 de janeiro de 2012

CICLO DA ÁGUA


As Fases da Água.

A água pode ser encontrada na natureza em três fases: sólida, líquida e gasosa.
A água pode mudar de uma fase para outra, ou seja, da fase sólida para fase líquida, da líquida para a gasosa, da gasosa para a líquida e líquida para a sólida. A essas mudanças damos o nome de mudanças de estados físicos da água. São elas: fusão, vaporização, condensação, solidificação e sublimação.
Fusão- É a passagem da água do estado sólido  para o estado líquido.
Solidificação- É a passagem da água do estado líquido para o estado sólido.
Vaporização- É a passagem da água do estado líquido para o estado gasoso.
Condensação- É a passagem da água do estado gasoso para o estado líquido.
Sublimação- É a passagem direta da água do estado gasoso para o estado sólido, sem passar pelo estado líquido.

 Mudanças de Estados Físicos da Água. 


A contínua circulação da água na natureza constitui o chamado ciclo da água, que se relaciona ao conjunto das mudanças de lugar e de estado físico da água ao longo do tempo. Considerando-se todo o planeta, descrevemos resumidamente as etapas desse ciclo:  
1. Sob a ação dos ventos e dos raios solares, a água dos rios, lagos e oceanos evapora. O vapor de água sobe e, ao encontrar as camadas mais frias da atmosfera, condensa-se e forma nuvens. As nuvens são compostas de uma grande quantidade de gotículas de água; 
2. A água presente nas nuvens precipita-se sobre a superfície na forma de chuva, neve ou granizo (chuva de pedras);  
3. Parte da água que cai no solo torna a evaporar. Outra parte escorre pela superfície, atingindo rios e mares. Uma certa quantidade de água se infiltra na terra e forma os lençóis de água subterrâneos. Estes, por sua vez, acabam abastecendo rios, mares, lagos e fontes, fechando assim o ciclo. Os seres vivos também participam do ciclo da água, pois os vegetais e os animais absorvem continuamente água do ambiente e a devolvem ao meio de diversas maneiras. Os vegetais a devolvem pela transpiração; os animais, também pela transpiração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário