A partir da última terça-feira (1°), todo o diesel S50 atualmente
disponível no mercado nacional será substituído pelo diesel S10, com menor teor
de enxofre. A medida faz parte do Programa de Controle da Poluição do Ar por
Veículos Automotores (Proconve), criado em 2009.
O diesel S50 emite 50 partículas por milhão (ppm) de enxofre, enquanto o
S10 tem emissão de 10 ppm de enxofre. Segundo o Ministério de Minas e Energia,
o consumo do diesel com menor teor de enxofre significa menos emissões
atmosféricas e, portanto, menos danos ambientais. Com a mudança, todos os
veículos a diesel que foram produzidos já em 2012 passarão a consumir
obrigatoriamente o diesel S10.
Os municípios que já eram abastecidos com o diesel S50 passarão a
receber o S10. Dessa forma, a demanda esperada de S10 para janeiro de 2013 deve
alcançar cerca de 15% do mercado nacional de diesel rodoviário, de acordo com o
ministério.
“A expectativa é de que o mercado de diesel S10 avance a cada ano,
acompanhando a evolução da frota de veículos, colocando o Brasil em posição de
destaque em termos de abastecimento de combustíveis e de exigências
ambientais”, diz o MME, em nota. Desde o dia 1º de janeiro de 2012, a
distribuição do óleo diesel S50 se tornou obrigatória em todas as regiões do
país.
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