domingo, 21 de outubro de 2012

OS EFEITOS DO HORÁRIO DE VERÃO NO SEU CORPO


 
                          Veja as mudanças que seu corpo pede para manter sono e apetite sem alteração .
O ritmo do horário de verão pode até demorar um pouco para ser sentido na sua rotina - dias mais longos acabam sendo mais produtivos, porque o sol brilhando anima você a ficar mais tempo na rua com os amigos ou fazendo um esporte, por exemplo. Mas o impacto de adiantar o relógio em uma hora é sentido imediatamente pelo seu corpo, que não sente fome ou sono nos horários que deveria.

"Nos primeiros dias, há dificuldade para acordar mais cedo, falta sono para dormir à noite e o apetite também sofre alterações", afirma a endocrinologista Cristina Formiga, do Hospital Samaritano de São Paulo. A privação de sono pode atrapalhar a síntese dos hormônios de crescimento e do cortisol, já que ambos são produzidos durante o sono. O efeito? Despertar cansado, ter dificuldade de raciocínio e um grau incomum de ansiedade, interferindo na realização de tarefas do cotidiano, levando a problemas como déficit de atenção, acidentes de trânsito, discussões no trabalho, indisposição física, irritabilidade e sonolência.

No geral, o corpo consegue se adaptar ao novo horário entre três e sete dias após a troca. Entretanto, algumas pessoas sofrem o efeito rebote com muita intensidade, precisando adotar algumas mudanças na rotina. Faça o teste e aprenda a condicionar seu organismo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário