quarta-feira, 26 de setembro de 2012

RISQUE O ABACATE DA SUA LISTA NEGRA DA DIETA SAUDÁVEL


 
A fruta acelera o metabolismo, auxilia no controle do colesterol e muito mais!

Durante muito tempo, o fruto do abacateiro foi considerado o vilão das dietas de emagrecimento por ser rico em calorias e gorduras. Para a alegria dos amantes de abacate, essa percepção vem se modificando com a propagação de pesquisas sobre a importância do consumo do abacate em uma alimentação saudável devido à sua alta densidade nutricional.

As gorduras, predominantemente ácidos graxos monoinsaturados, podem compor até 90% do valor calórico da fruta, dependendo da variedade, e esse alto teor aumenta a sensação de saciedade, diminuindo a vontade de consumir alimentos repletos de açúcar, segundo Bob Bergh, da Universidade da Califórnia. O pesquisador afirma que os tais ácidos graxos monoinsaturados, os mesmos encontrados no azeite, aumentam o metabolismo basal (a quantidade de calorias que o corpo gasta para se manter em funcionamento), diminuem a pressão arterial, e também reduzem os níveis do colesterol ruim ("LDL"), triglicerídeos e colesterol total.

A nutricionista Ingrid Seiler Prior detalha mais algumas propriedades do abacate: "É uma das frutas mais ricas em proteína, possuindo aproximadamente 2 g para cada porção de 110 g (metade de um abacate médio). Também possui Ômega 3, que além de facilitar a perda de peso reduz a inflamação. Não contém sódio ou colesterol e é pobre em gordura saturada". Além de todos esses aspectos positivos, o fruto representa uma importante fonte de vitamina E, que é um "poderoso antioxidante que desacelera o envelhecimento e, inclusive, protege contra doenças cardíacas e alguns tipos de câncer", revela a pós-graduanda.

E as formas de aproveitar a fruta na culinária são tão variadas quanto seus benefícios à saúde. Embora nós, brasileiros, estejamos acostumados com receitas doces (por exemplo, o clássico abacate com açúcar e limão ou leite), é muito comum que o fruto seja empregado em pratos salgados em outros países. Na sua região de origem, a América Central, onde o abacate constitui uma das bases da alimentação, ele serve de acompanhamento a nachos, sanduíches, saladas, carnes e feijão. Não deixe de conferir algumas receitas deliciosas para incrementar a sua mesa.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário