segunda-feira, 10 de setembro de 2012

ÁREAS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL COBREM 13% DAS TERRAS DO PLANETA, DIZ ESTUDO



A agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) divulgou no dia 7 de agosto a primeira imagem da Terra feita pelo satélite geoestacionário MSG-3, lançado em 5 de julho. Com o equipamento disponível, pretende-se entregar uma previsão do tempo mais acurada, que possibilite a identificação em curto espaço de tempo do surgimento de tempestades, nevoeiro e outros fenômenos naturais, especialmente na Europa e na África.  Foto: Eumetsat / ESA/Divulgação

Relatório global divulgado nesta sexta-feira (7) na Coreia do Sul afirma que áreas de proteção ambiental cobrem 12,7% da superfície terrestre do planeta, número que ainda está abaixo dos objetivos traçados pela Organização das Nações Unidas (ONU), enquanto que a América Latina lidera o ranking das regiões com maior área protegida.

Segundo o estudo “Planeta Protegido”, áreas destinadas a parques nacionais e outros tipos de reservas ambientais cresceram, se comparado com o índice de 8,8% registrado em 1990.

Uma das metas definidas pela Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), assinada por membros das Nações Unidas, é de que 17% do território do planeta esteja sob proteção até 2020.

“Áreas protegidas têm contribuído significativamente para a conservação da biodiversidade e um aumento em sua cobertura e efetividade é vital para prosperidade do planeta e das comunidades no futuro”, disse a diretora-geral da União Internacional para a Conservação da Natureza, Julia Marton-Lefèvre, durante o Congresso Mundial da Natureza, em Jeju, na Coreia do Sul.

América Latina preserva mais – O levantamento mostra que a América Latina tem 20,4% de suas terras protegidas oficialmente, acima da média das regiões em desenvolvimento – 13,3% de área protegidas – e das regiões desenvolvidas do planeta, que têm 11,6% de suas áreas protegidas.

“Para atingir a meta de 17% estabelecidas pela CDB com áreas nacionais protegidas, mais 6 milhões de quilômetros quadrados de áreas terrestres e de águas continentais terão que ser reconhecidos como protegidos, uma área dez vezes o tamanho de Madagascar”, disse o relatório.

O estudo também trata de áreas protegidas no oceano, onde a meta está mais longe de ser cumprida. Atualmente, 4% de áreas de oceano sob jurisdição de países estão protegidas, enquanto a meta até 2020 é de 10% da área.

As entidades que organizaram o estudo avaliam, no entanto, que áreas protegidas oficialmente não significam que na prática esteja ocorrendo conservação dos recursos naturais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário