sábado, 3 de março de 2012

TOSSE

O Que é ?
É a expulsão barulhenta e súbita do ar dos pulmões e que pode ou não estar acompanhada de muco (catarro).
Como se Desenvolve ?
A tosse, usualmente, é uma resposta reflexa do corpo a um estímulo irritante na garganta, laringe (cordas vocais), traquéia ou pulmões.
A traquéia é um tubo de ar que se estende do pescoço até o tórax, levando o ar que entra pelo nariz até os pulmões.
A tosse tem um mecanismo reflexo, ou seja, ocorre automaticamente, sem a pessoa pensar. Ela é um reflexo que protege os pulmões do efeito nocivo das bactérias, vírus, fungos, poeiras e outras substâncias danosas. Contudo, pode também ser voluntária.
Existem muitas causas possíveis para a tosse. Dentre elas, estão:  
Tabagismo

Hiper-reatividade dos brônquios (sensibilidade aumentada nos tubos de ar dos pulmões), asma, enfisema pulmonar ou bronquite crônica

Infecções da garganta, laringe, traquéia, seios da face (sinusite) ou dos pulmões

alergias

Refluxo de líquido do estômago para o esôfago (tubo que leva o alimento da boca até o estômago)

Inalação de ar muito quente ou frio

Exposição a gases ou substâncias químicas (irritantes ambientais)

Tumores de garganta, cordas vocais, pulmões ou esôfago

Insuficiência do coração em bombear o sangue que chega até ele

Objeto que tenha entrado inadvertidamente na traquéia

Algumas medicações

Transtornos psiquiátricos

Tuberculose ou outras doenças pulmonares.
Embora, na maioria das vezes, a tosse tenha uma única causa, até a quarta parte dos indivíduos apresentam mais de uma doença que justifique sua presença.
O Que é Importante Observar na Tosse ?
Existem alguns itens que a pessoa que tosse deve observar, ajudando, assim, na investigação médica. São eles:  
Quando a tosse iniciou ou quanto tempo ela está durando

Se a tosse é constante, eventual ou se predomina em algum momento do dia

Se tem expectoração e qual a cor da secreção expectorada

Se há alguém mais na família com tosse ou doente

Em que época do ano que a tosse costuma aparecer

Se está relacionada a alguma atividade (faxina da casa, por exemplo).
Quando a tosse é crônica, ou seja, com duração de 3 semanas ou mais, geralmente, ela tem como causa o tabagismo, asma, gota pós-nasal (secreção do nariz indo na direção dos pulmões), doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema pulmonar e/ou bronquite crônica) ou refluxo gastro-esofágico (líquido do estômago indo para o esôfago).
Como o Médico faz o Diagnóstico ?
A conversa do médico com a pessoa acometida pela tosse é muito importante, pois através dela o médico indica quais exames complementares serão importantes na investigação do problema.
Ele deverá perguntar sobre sinais e sintomas associados, atividade do paciente, histórico de doenças familiares dentre outros para proceder sua investigação.
Associando isto ao exame físico do paciente, o médico consegue levantar uma hipótese da causa da tosse. Sabemos que a tosse não é uma doença, mas um sintoma de que algum distúrbio deve ser investigado.
 Como se Trata ?
O tratamento é decidido conforme a causa da tosse. O tratamento definitivo é aquele que combate a causa. Por exemplo, nos casos em que o motivo da tosse é uma infecção, o tratamento é o uso de antibióticos. A tosse que produz catarro não deve ser suprimida com anti-tussígenos – a não ser que seu médico julgue necessário.
Nos casos de tosse pelo tabagismo, o abandono do fumo, geralmente, leva a uma diminuição considerável da tosse em um mês.
Naqueles pacientes que se suspeita que a tosse seja causada por uma exposição no trabalho (o paciente nota melhora nas férias ou quando não está trabalhando), o médico poderá aconselhar uma mudança na área de trabalho ou maneiras de melhorar a circulação de ar e orientar o uso de máscaras, se julgar oportuno.
Como se Previne ?
As vacinações contra o vírus da gripe (anual) e contra o pneumococo – bactéria que mais freqüentemente causa infecções respiratórias – podem ajudar neste sentido.
A prevenção vai depender da causa da tosse. Não fumar, por exemplo, ajudará a prevenir os casos de tosse pelo tabagismo, tumores de pulmão, bronquite crônica ou enfisema pulmonar. No entanto, alguns casos de tosse não poderão ser prevenidos, mas somente tratados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário